segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SHAVUOT (PENTECOSTES)

SHAVUOT (PENTECOSTES) (Êxodo 34. 22, > 23. 16, > 34. 26) e (Deuteronômio 16. 10)

pentecostes.jpgSHAVUOT

1º dia – 6 Sivan
2º dia – 7 Sivan
Shavuot (Pentecostes) é uma das Festas de Peregrinação, junto com Pessach (Páscoa) e Sucot



OFERTA: Esta palavra resume todo o significado íntimo de SHAVUOT na sua dupla qualidade de festa religiosa e festa agricola. Na ordem das celebrações durante o ano judaico, SHAVUOT é a última das três festas dos peregrinos. Na sua realização comemora dois acontecimentos muito importantes para os judeus, que são:

1- A entrega no templo dos primeiros frutos da colheita de cereais.
2- O recebimento no Monte Sinai das tábuas da Lei (TORÀH), que ocorreu cinquenta dias após a saída do povo hebreu do Egito.

O nome SHAVUOT, significa "Semanas", porque de PESSACH a SHAVUOT são contadas sete semanas, a partir do segundo dia de PESSACH, até o dia da oferta das primícias da cevada no templo.
A festa de SHAVUOT era celebrada nos dias 6 e 7 do mês de SIVÁN, entre maio e junho, logo não sendo permitido o uso do cereal da nova colheita antes do dia 6 de SIVÁN, data em que a oferta se fazia efetiva. Por isso esta festa se chama também "Festa das Primícias".
Esta festa, junto com outras duas, PESSACH e SUKKOT, se caracterizavam pela peregrinação, isto porque os agricultores de todas as províncias do País, subiam para LERUSHALA'Ym (Todos os caminhos que levam para LERUSHALA'ym são de subida) promovendo assim um animado e pitoresco aspecto.
SHAVUOT também tem um nome muito significativo, ou seja, ZEMÁN TARATENU, que significa "data da entrega da TORÁH" e tem como ponto alto ou momento extremamente solene, quando é rememorada a entrega do decálogo feita pelas mãos do Eterno às mãos de Moisés, com os mandamentos básicos do judaísmo gravado em tábuas.

Se PESSACH comemora a Independencia dos judeus, sua libertação dos governos que o sunjugavam. SHAVUOT pode ser considerada a data em que o judaísmo nasceu de fato e de direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário