segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ROSH HASHANA (ANO NOVO)

Ano Novo
(Levítico 23. 24) e Números 29. 11)


ROSH HASHANÁ, celebrado no 1º- e 2º- dia de TISHRI, corresponde ao Ano Novo judeu. Porém seu significado é muito mais amplo do que a simples iniciação nde um novo ciclo. Esta festa tem três aspectos que a tornam grave e solene, são eles:
1- A idéia de tempo.
2- Conceito de responssabilidade.
3- Conceitos de Juizo.

ROSH HASHANÁ tem três elementos que compõem sua liturgia, e estes significam o verdadeiro sentido da festa, como seja.
1- YOM TERÚA - Dia de tocar o SHOFAR.
2- UOM HASICARÓN - Dia da lembrança, recordação.
3 - IOM HADIM- Dia do Juizo.

Nesta época quando os judeus se saúdam o fazem com um LESHANÁ TOVÁ TICATENÚ (que estejas inscrito para um bom ano).
Das lembranças que o judeu deva ter antes de transpor o portal do ano novo, estas são as mais importantes:
1- A sua responsabilidade como filho de Israel.
2- Seus atos pessoais em todo o ano transcorrido.
Diante destas duas lembranças após esta retrospectiva sobre a vida e conduta, ele pede a Deus a absolvição das faltas cometidas.

ROSH HASHANÁ é celebrada durante dois dias, tanto em Israel como fora da Terra Santa. Em si ele anuncia o início de um período de total arrependimento de dez dias, chamado de ASERETY'MEIT'SHUVÁ, que significa dez dias de mudança, que têm o seu fim com o YOM KIPPUR chamado de dia da expiação ou do perdão, ambos significando a mesma coisa em Levíticos 16. 26- 31.
Neste período é ensinado ao judeu que o seu destino se decide para o próximo ano. Portanto são estes dias, dias de um profundo exame da alma, e de profundo arrependimento, que em hebraico quer dizer literalmente "mudar", o que nos leva a entender que não é bastante arrepende-se, mas mudar o curso da vida e agir diferente no futuro. De ROSH HASHANÁ até o YOM KIPPUR é costume entre os judeus fazerem suas orações penitenciais em horários que variam, podendo ser meia noite ou quando então nas primeiras horas da manhã, antes do serviço matutino. Todavia, não sá as orações devem acontecer nestes dias, mas também a prática de atos de caridade, pedidos de perdão a quem os tenha ofendido. Também neste tempo se faz visitas às tumbas de famíliares. Nestes dias não se celebram casamentos, nem se organizam festas. Somente pensamentos de mudanças e atos piedosos devem preencher este período que precedem a data máxima do calendário judaico. Os serviços de orações têm os mesmos elementos usados no SABAT.
O SHOFAR é tocado por diversas razões, entre as quais as mais importante são:
1- Anunciar-se os dez dias de penitência.
2- O chamado à oração do povo judeu
3- A recordação de diversos acontecimentos históricos, como seja: O recebimento da TORÀH no Monte Sinai.

Na congregação dos Sefaradins é costume ler a oração ETSHAAREI RATZON. ela descreve de forma poética o sacridicio de "Isaac", amarrado por Abraão. Ela é cantada após a leitura da TORÁH, por ocasião de ROSH HASSHANÁ, pois é considerada uma das preces mais importantes.
Obstante não serrem permitidas festas no sentido coletivo nacional, na véspera de HASHANÁ é feito em cada casa um KIDDUSH onde se toma o vinho, come-se a CHALLA, não trançado, como é o do SHABBAT, mas um pão em forma redonda, que simboliza o ano que se inicia. Nesta festa é de costume molhar i pão no mel, em vez de ser no sal, pois indica esperança de que o ano novo que ora se inicia seja doce como o mel, podendo tal prática estender-se até o YOM KIPPUR.
As família tradicionais usam comer uma cabeça de peixe nesta noite, isto porque a palavra ROCH significa cabeça do ano, outros comem abóbora, alho, beterrabas ou tâmaras. Por ocasião da celebração religiosa, a qual só é feita na Sinagoga, pode-se ler passagem bíblicas e talmúdicas e poemas de poeta judeus.
Um dos mais belos poemas é chamado UNETAME TOKEF, composto na idade média. Alude à pequenez do homem diante da grandeza divina. Este poema fala do Juizo de Deus que discerne, de acordo com os méritos de cada um, quem há de viver ou morrer, quem gozará de paz e prosperidade, e a quem aguarda a miséria e o desassossego, e recorda por fim quais os meios que nos levam a alcançar a graça divina.
Arrependimento, oração e justiça. Como o credo judaico UNETAME TOKEF, não reconhece o dogma do pecado original. Estas orações despertam no israelita o seu otimismo e sentido de responsabilidade. O homem é bom de natureza e livre,k por isso Deus coloca em suas mãos os meio de renovar-se sempre e lhe indica os caminhos que levam à sua graça.
1- TESHUVÁ- Que significa o arrependimento uma renovação moral e espiritual.
2- TEFILÁ- Oração, submisso diante de Deus, que rege nossos destins e respeito pelos seus mistérios.
3- TSEDACÁ - Justiça, que o ser humano deve kutar para implantar a terra.
Porém TEFILÁ e TSEDACÁ significam muito mais que religiosidade passiva e amor pela justiça. Elas exigem a prática dessas virtudes, demonstradas em nosso apoio ao débil, em nossa solidariedade com o oprimido e necessitado Justiça e beneficência se expressam em hebraico com a mesma palavra, TSEDACÁ.

Assim pois, no exercício da caridade o judeu vê uma reparação justa da desigualdade reinante entre os ricos e pobres, reparação que o ano novo, lhe induz a realidade.

Esse estudo foi extraído do libro "Relampejos da cultura Judaica" e adapitado alguns trachos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário