sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A MARCA DE ARREPENDIMENTO

Em 2 Corintios 7, vemos três marcas de genuíno arrependimento. Uma base bíblica para identificar marcas de arrependimento é Lucas 3. 8: " Produz, pois, frutos dignos de arrependimentos". Em outras palavras seu coração, quando o arrependimento existe no coração, este é o fruto que estará na árvore. Jesus disse: "Pelos seus frutos os conheceis" (Mt 7. 20). Então, podemos saber se alguém está arrependido, mas talvez não de imediato. A pessoa pode fazer a oração, dizer as palvras e derramar as lágrimas, e, com o tempo, você verá os frutos. É por isso que lemos em Atos 26. 20: "...que se arrependessem e se convertessem a Deus praticando obras dignas de arrependimento".

A primeira marca de verdadeiro arrependimento é tristeza pelo pecado. Paulo diz em 2 Corintios 7. 9- 10: "fostes contristados segundo... Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para Salvação".

A expressão mais clara sobre os sentimentos que acompanham o arrependimento em toda a Palavra de Deus é tristeza. Mas nem toda a tristeza é a arrependimento. O apóstolo Paulo diz que tristeza segundo o mundo é algo como: "Estou triste por sentir-me tão mal", "Sinto muito que fui descoberto", "Sinto por ter prejudicado tanto minha imagem", "Sinto muito porque não gostas disso. Deus". É um "Sinto muito por mim". "Sinto muito por mim" em contraste a uma verdadeira tristeza de coração pelo que fiz contra Deus.

O pecado é antes de tudo uma rejeição a Deus. O pecado diz "Tu não tens razão sobre isso, Deus vou sofrer por isso. Deus, Tu não pode satisfazer essa necessidade em mim, Deus. Eu preciso possuir isso. Deus". Pecado é uma rejeição a Deus. Genuíno arrependimento é uma rejeição desse pensamento errado. Começa com uma tristeza santa, angústia da alma. A primeira marca de verdadeiro arrependimento é tristeza pelo pecado. Só Deus pode concedê-la.

A segunda marca é repulsa pelo pecado. Veja o versículo 11: "Porque quanto cuidado não produz isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contritados!" O verdadeiro arrependimento de coração é óvio, é zeloso, tem pressa, diligência. "Estou fato de minha boca fofoqueira." "Não aguento mais meu olho lascivo." "Estou cheio desse vicio debilitante." Neste versículo 11: "que indignação", um sentimento de forte desconforto e oposição em que o objeto antes desejado se torna repulsivo. "Não aquilo mais. Não o suporto." Então um dos frutos do arrependimento é repulsa. É quando "nada deisponhais para a carne no tocante às suas concupiscências" toma-se realidade (Rm 13. 14). Só pode conduzi-lo para um lugar onde você cai em si e vê o pecado pelo que realmente é.

Eu acredito, porém, que você pode cultivar um coração arrependido. Você pode buscar ao Senhor. "arai o campo de pouco; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chora a justiça sobre vós" (Os 10. 12). e "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração" (Jr 29. 13). Você pode buscar a Deus por arrependimento. Se pedir pão, ele lhe dará uma pedra? Deus não é relutante em conceder arrependimento, mas não creio que seja algo fácil de se conseguir: tristeza pelo pecado e repulsa pelo pecado. "Que cuidado...que indignação..."

A terceira característica do arrependimento é restituição e outros. Note também que em (2 Co 7. 11) Paulo diz: "que defesa". É a ideia de empenhar-separa consertar as consequências do pecado. Quando você está realmente arrependido, você não vê a hora de acertar tudo com as pessoas que seu pecado feriu. Muitas pessoas na igreja dizem estar bem com Deus, mas não estão bem com aqueles que foram feridos pelo seu pecado. "Se possivel, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Rm 12. 18). Que Deus nos perdoe por afirmarmos que estamos bem com ele, levantando mãos "santas" para ele, ao mesmo tempo em que inguinoramos totalmente como nosso pecado afetou outros. Versículo 11 diz: "Em tudo destes prova de estardes inocentes neste assunto". Você já fez tudo o que poderia ser exigido. Empenhou-se para ver o relacionamento restaurado.

Essa abordagem foi extraído e adaptado do "jornal Arauto Da SuaVinda"


Nenhum comentário:

Postar um comentário