sábado, 26 de dezembro de 2009

DAVI E GOLIAS

A estratégia vitoriosa de Davi: uma pedrada sutil com fé. (1Samuel 17. 1- 53)

Essa passagem diz-nos claramente que não devemos olhar para as circunstâncias, e sim para a grandeza de Deus. Deixar de fazer isso foi o que quase derrotou o exército de Israel Bastou uma olhada em Golias, e "todos" fugiram cheios de medo (V. 24).
Satanás quase conseguiu a vitória, ultilizando apenas o medo e a intimidação! Mas Deus tinha um plano de libertação para Israel. Ele havia preparado Davi - jovem sem reputação, o menor de sua família, desprezado por seus irmãos, um mero - pastor para um grande façanha. Deus usou as tarefas pouco valorizadas de pastor para treinar Davi e ensiná-lo a vencer inimigos maiores ainda que leões e ursos! Em seu treinamento "secreto" com Deus, Davi adquiriu a experiência que seria o fundamento de sua confiança no Todo-Poderoso.
Não importa quão humilde ou aparentemente insignificante seja a sua posição agora, você está sendo preparado por Deus para grande vitórias! O relacionamento que você está edificando agora será o fundamento de sua comunhão com Ele por toda a eternidade!
Davi obteve vitória porque tinha um relacionamento com Deus. Quando chegou a hora de encarar o filisteu, tomou uma decisão importante: recusou a armadura mundana de Saul, dizendo: "Não estou acostumado". Em vez disso, preferiu algo com que TINHA FAMILIARIDADE - a armadura de Deus.
Vemos agora o paralelo entre a armadura espíritual de Davi e armadura de Deus que Paulo nos instrui a colocar em Efésios 6. 10- 18.
"ASSIM MANTENHAM-SE FIRMES, CINGINDO-SE COM O CINTO DA VERDADE..." (Efésios 6. 14a) Davi estava plenamente cingido com a verdade e com a certeza de QUEM É DEUS É. Saiba que Ele é o Todo-Poderoso, o Libertador. Sabia  que Ele é fiel para com os que se cingem com a verdade. Por causa das vitórias sobre leões e ursos Davi sabia que o seu Deus o livraria do inimigo abominavél e cruel.
"...VESTIDO A COURAÇA DA JUSTIÇA..." Efésios 6. 14b). Davi viveu a justiça, fazendo dos interesses de Deus a sua prioridade. Diante das ameaças de Golias, a reação de Davi foi: Quem é esse filisteu incircunsiso para desafiar os exércitos do Deus vivo?" (1 Samuel 17. 26).
"...E TENDO OS PÉS CALÇADOS COM A PRONTIDÃO DO EVANGELHO DA PAZ" (Efésios 6. 15). A despeito das tentativas de seus irmãos, de Saul e de Golias para o desencorajar, insultar e intimidar, DAVI NÃO HESITOU em aceitar o sesafio do inimigo, como demonstram as suas palavras de Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu: teu servo irá e lutará com ele" (1Samuel 17. 32).
Todo o ser de Davi estava em paz com relação a esse assunto. Nenhum conflito o consumia por dentro. Ele estava preparando porque os seus pés estavam FIRMADOS na paz.
"USAM O ESCUDO DA FÉ" (Efésios 6. 16).Nenhuma "seja inflamada" podia tocar em Davi porque, ACIMA DE TUDO, ele tinha FÉ, que era BASEADA EM SEU CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E EM SUAS EXPERIÊNCIAS com o Deus vivo> Então Davi pôde dizer a Saul com segurança: "O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu" (1 Samuel 17. 37).
"USEM O CAPACETE DA SALVAÇÃO..." (1 Efésios 6. 17a). O capacete protege a mente. Representa a presença do Senhor em nossa vida, a qual cobre a nossa mente e a protege do medo da preocupação e da dúvida que Satanás usa para nos atacar. Davi conhecia a Deus que estava com ele, por isso podia afirmar: "Vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos" (1 Samuel 17. 45). Os pensamentos e objetivos de Davi eram um só com os de Deus, Haveria livramento!
"...E A ESPADA DO ESPÍRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS " (Efésios 6. 17b). Embora não tenha citado textos b´blicos, foi, sem dúvida, com palavras inspiradas pelo Espírito Santo que Davi declarou ao seu inimigo: "Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos" (1 Samuel 17. 47).
Tenho falado essas palavras, Davi "correu para a linha de batalha" (1 Samuel 17. 48- 52), a fim de enfrentar Golias e atingiu-o com uma pedra. A seguir, concluíu o trabalho, cortando-lhe a cabeça. Com esse gesto, o jovem pastor abriu caminho para que todo o exército de Israel se erguesse e perseguisse os filisteus.
Resvestido com a armadura de Deus, firmado nele e na força de seu poder, Davi venceu todas as adversidades provocadas pelo inimigo. E Israel obteve a vitória!

Para continuar o estudo deste tópico, leia Jeremias 23. 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário