quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

AUTORIDADE DELEGADA

Chamando Seus doze discípulos, deu-lhe autoridade para expulsar espírito imundos e curar todas as doenças e enfermidades. (Mateus 10. 1).
                                           
 Autoridade. Esse é o último comentário de Mateus 7. Jesus concluíu o Sermão do Monte em Mateus 7. 17. Mateus dedica os dois versículos seguintes para dizer como as multidões estava maravilhdas com o ensinamento de Jesus, porque Ele ensinava com autoridade.
Mateus apresenta imediatamente nove milagres nos capítulos 8 e 9, e conclui dizendo mais uma vez que as multidões ficaram impressionadas com a autoridade com que Jesus fazia as coisas no mundo real.     
Autoridade em palavras e ações cunstitui o tema Mateus  5 até  9. No primeiro Eangelho, esses capítulos realmente encerram uma unidade literária. Mas a unidade não termina com o texto de Mateus9. 33. Ao  Ao contrário, o tema da autoridade flui diretamente para Mateus 10, a não ser agora nesse versículo, em que Jesus não emprega Sua autoridade, mas a delega para os Seus  seguidores.
Como cristãos, compartilhamos da autoridade de Jesus. Ele nos concede não apenas Suas palavras e exemplo, mas também o Espiríto Santo, a fim de capacitar-nos a falar palavras em nome de Deus e fazer o bema queles a quem  Deus coloca em nosso caminho.
O emprego dessa autoridade é um direito e uma responsabilidade dada por Deus. Mateus encerra seu Evangelho como esse lembrete: "Foi-Me dada", disse Jesus, "toda autoridade no Céu e na Terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. É Eu estarei sempre com você, até o fim dos tempos." Mateus 28. 18 - 20. 
Assim, a mensagem de Jesus em Seu grande sermão continua a se perpetuar. Não devemos ser apenas ouvintes e praticantes da palavras de Jesus no Sermão do Monte; recebemos ordens também para ajudar outros a ouvir e a obedecer. Jesus está compartilhando Sua autoridade conosco.
Senhor, ajuda-nos neste dias a ser fiéis a Ti, como mordomos de Tua autoridade.

Leia: Apocalipse 21                                              




Nenhum comentário:

Postar um comentário