quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O JOGO DA CULPA

O JOGO DA CULPA
Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Genesis 3. 12- 13

O problema tem se manifestado desde o começo do mundo. Quando confrontados pelo seu pecado no jardim do Éden, Adão e Eva culparam um ao outro, a Deus e ao diabo. Essa indisposição de assumir a responsabilidade pessoal e tentar culpar a tudo e a todos, o que pode parecer conviniente, é a maior causa de não vivemos de forma vitoriosa. No deserto, os Israelitas queixavam-se de que todos os seus problemas eram causados por Deus e Mosés. Esse foi um dos maiores fatores que os manteve vagando no deserto por quarenta anos, quando eles poderiam estar vivendo na terra prometida.
Não há nada mais doloroso emocionamente do que enfrentar a verdade sobre si mesmo e suas atitudes. Por ser algo doloroso, a maioria das pessoas foge disso. Admitir seus próprios erros e fraquezas é difícil, mas é a única forma de encontrar a liberdade.

Seu comentário é muito importante

Shalom Adonai

Um comentário:

  1. uau eu achei mt interessante... é verdade, mt gente faz burrada e quer culpar a todos menos a si, acho ki as pessoas deveriam admitir seus erros, pois somos humanos, erramos, mas a maior virtude de ser humano é perdoar e pedir perdão, e reconhecer seus próprios erros para não comete-los novamente.

    ResponderExcluir