quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DESESPERO É HOMICÍDIO



Dede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque Eu vos afirmo que os seus anjos Céus vêem sincessantemente a face de Meu Pai celeste. Porque o Filho do homem veio salvar o que  estava perdido. (Mateus 18. 10 e 11).



Em Mateus 5. 22, somos advertidos a não chamar ninguém de "Raca". Bem, eu imagino que você não deve ter chamado ninguém de Raca nesta semana, nem, talvez, em toda a sua vida.
Isso quer dizer que você está bem, certo? Não! Uma vez mais precisamos considerar o significado mais profundo sugerido palas palavras de Jesus. Raca é uma dessas palavras difícil de traduzir. Mas há dúvidar alguma de que seja uma palavra abusiva, um insulto. As traduções para o português são muitas. "Idiota", "Tolo", "Louco", "Você não vale nada", são as que pode encontrar em algumas versões de Bíblia. A idéia básica é que qualquer pessoa que demonstrar desprezo por outra está errada.
Mateus 5. 22 também menciona que "todo aquele... que proferir um insulto a seu irmão...estará sujeito ao fogo do inferno". Aqui outra vez estamos tratando de uma atitude abusiva, de desprezo por uma pessoa.
Quem é você para desprezar quem quer que seja? Quem sou eu para menosprezar outra pessoa por qualquer motivo que seja? Aqueles que são prontos a espalhar insultos espirituais ou tão inclinados a fazer fofocas a respeito de defeitos alheios se acham debaixo da condenação desse verso.
Todos nós pecamos e não atingimos os ideais de Deus. Para dizer com franqueza, por causa do pecado nós todos verdadeiros tolos e sem valor. Mas Deus, em Sua graça, nos alcançou e nos transformou em filhos Seus novamente. Ele enviou Jesus para morrer em nosso lugar. Nosso valor e verdadeira inteligência estão nEle. Sem Ele, nada somos.
E Jesus morreu não só por mim; morreu por outros também. Por isso, preciso tratá-los com respeito.
De acordo com Mateus 5. 22, o mexeriqueiro ou difamador é homicida de reputação. Desprezo para com as pessoas é a do homicídio. Faremos em seguir a ordem de Jeus: "Aquele que dentre vós estiver em pecado seja o primeiro que lhe atire pedra." João 8. 7.


Leia:  I Crônicas 4. 6
II Reis 2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário