sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PALAVRAS VÃS

NÃO SE ENGANE COM AS PALAVRAS

"Ninguém vos engane com palavras vãs; por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" - Efésios 5. 6.

Olhemos a advertência do apóstolo Paulo aos cristãos que moravam em Éfeso: "ninguém vos engane com palavras vãs"...e para os de hoje...
Ora, como pode alguém emitir uma palavra que "aparentemente" tem um bonito sentido, mas no entanto é "enganosa"? Que tipo de "palavra" é essa? 
Fui procurar no original grego o que segnifica "vão" e especificamente no texto de Éfesios a Palavra empregada é "kenós", que tem como significado "vazio" - "vão". 
Ela está ligada intimamente com a "vaidade". Portanto, são palavras que trafegam mais nas "rodovias". da vaidade para atender a uma demanda egoísta que os seres humanos tem uma facilidade incrível em desenvolver.
Vou tomar um exemplo que tenho notado acontecer. Tenho recebido inúmeras mensagem, na sua maioria todas trabalhadas com um bonito grafismo, com música que certamente já induz ao interlocutor a um estado comtemplativo e assim a própria melodia já mexe com a pessoa. Até aí tudo bem, mas quendo vou analisar o conteúdo destas mensagens; misericórdia. São mensagens que falam muito e não diz nada. São mensagens apenas para atender a uma demanda de vaidade,como se simples bem organizadas e dispostas, seguida de uma bela melodia pudesse alterar o estado de espirito de um indivíduo. (Por até alterar momentaneamente, mas não se perpetua).
A advertência de Paulo é que "Ninguém venha nos envergonhar". Como sabemos, o engano é como aquela velha história do anzol e da minhoca. O peixe vê a minhoca e a abocanha, cesconhecendo que existe por trâs da propaganda enganosa uma afiada fisga que lhe prenderá, independente de quanto se debata para soltar-se.
Evidentemente que há mensagens poderosas que trazem unção na vida de quem as lê e as coloca em prática. Todavia, tenho, também recebido mensagens onde se misturam Bíblia, filosofia, pensamentos.
Uma outra situação é a "corrente" da oração. Encaminham uma mensagem que quem a lê automaticamente abençoa o emitente. Até aí tudo bem, mas só que para se estabelecer a "benção" o recebedor deverá enviar para mais 7 ou mais 12 destinatários. Dá licença! Temos a meste de Cristo. Vamos deixar de ser menino. O que resolve é um compromisso pessoal e particualr de cada um para com Deus. Não vamos ser como avestruzes, comendo de tudo que aparece.
Temos um veículo poderossíssimo nas mãos que é a INTERNET, e INFELISMENTE o inimigo tem se utilizado mais para seu malfadado fim, do que nós cristão.
Não sou contra intercessores e orações, aliás, aí de mim se não fosse os intercessores que sem dúvida eu jamais saberei que se levantam pela madrugada e colocam meu nome em suas súplicas e ações de graça diante de Deus, (Deus os rrecompensará, numa boas medida), portanto, se queremos interceder por alguém, que o façamos, mas não vamos brincar com coisas de Deus, pois Ele é três vezes SANTO. Aquilo que façamos, que o façamos com direção do Alto, pois Ele afirma que sem Ele nada podemos fazer.
A advertência de Paulo continua dizendo que: "porque por estas causa vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência". A advertência aqui serve um duplo sentido. Para quem usa de tais palavras de forma vã, que talves crendo que estará gerando dividendos espirituais simplesmente porqueescrevem algo e assim vou replicar para mais "n" pessoas. E por outro lado para quem recebe, que muitas vezes dá apenas uma olhadas e repassa para os outros, gerando tráfego desnecessário na rede, além de lotar as caixas postais.
No capítulo 9 de Efésios 5, o próprio apóstolo de modo imperativo diz: "Provando sempre o que é agradável ao Senhor". O que é "provar"? Tenho certeza que todos sabem! 
Sei que a mensagem vai ficando um pouco extensa, mas tenho que lhe dizer isso: O termo usado aqui em Efésio 6 para "vão" possui uma única variante adverbial como "kenõs" e está exatamente em Tiago 4. 5, que diz: "Ou supondes que em vão afirma a Escritura: è ciúme que por nós anseia o Espirito, que ele fez habitar em nós".
Ou seja, assim como é VERDADE que o Espírito Santo sente como que ciúme dos seus, assim, não se deixem enganar por vãs palavras. pois tais palavras provocam o "ciúme" do Espírito Santo, e desencadeia a ira de Deus, sobre aqueles que desobedecem. 



Estuda a Palavra de Deus para não ser enganado em palavra vãs.

Essa mensagem foi Extraída da Agenda cristã



Seja abençoado em nome de Jesus


Abraço: Roberto tudo Deus







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário