sábado, 9 de janeiro de 2010

RECONCÍLIE-SE DEPRESSA

Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao Juiz, o Juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. Mateus 5. 25 e 26.
Nesses versos Jesus pinta novamente um quadro significativo com Suas palavras. Pode parecer estranho que Ele retrate dois adversários andando juntos para o tribunal. Isso seria algo realmente raro em uma cidade moderna, mas não em uma vila rual da Palestina.
Nessa passagem Jesus dá a cada um de nós um exelente conselho que, se for atendido, tornará nossa vida mais prazerosa. Há várias lições no texto.
A primeira delas é não deixar as coisas se inflamarem. Isso me faz lembrar de que na mão do meu avô faltava um dedo. Ele não nasceu desse jeito: ficou assim. Quando ainda jovem, entrou-lhe uma lasca de madeira no dedo. Foi muito dolorosos e difícil de remover. Por isso, ele deixou que a natureza se encarregasse do processo de cura. Infeslismente, o dedo inchou e infeccionou. Um pouco do problema era de se esperar, mas no caso dele a infecção chegou a um ponto em que não podia mais ser controlado. Como resultado, ele perdeu o dedo.
Jesus está nos dezendo algo semelhante com rrespeito ao relacionamento humano. Muitas descussões que poderiam ser facilmente resolvidas logo de início, são deixadas a inflamar e deteriorar o relacionamento. Amargura gera amargura. É melhor buscar "sem demora" a restauração de um relacionamento prejudicado, mesmo que não estejamos em falta. Esse é um bom conselho tanto para famílias como para igrrejas e cominidades. Acreditem ou não, as coisas podem ficar piores.
Logicamente, Jesus pode também estar sugerindo que devemos nos reconciliar e viver em paz, com as pessoas nunca sabemos quando será o fim da nossa vida terrena, ocasião será muito tarde para acertar qualquer questão.
Jesus nos aconselha a demonstrar consideração uns pelos outros, mesmo por aqueles que pensamos ser nossos adversários. Isso nem sempre é facíl, mas é cristianismo. Que Deus nos ajude para que cada um hoje possa acertar situações em que tenha ofendido a alguém ou em que outros o tenham ofendido.

Leia I Crônicas 13. 16 e  II Reis 6.
Essa mensagem foi extraída do livro "A Justiça do Cristão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário