JOÃO BATISTA E O DIVÓRCIO!
"...Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuír a mulher de teu irmão." - Marcos 6. 18.
"...Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuír a mulher de teu irmão." - Marcos 6. 18.
Pense nisso
"...Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuír a mulher de teu irmão." - Marcos 6. 18.
Uma pergunta para pensamentos a repeito: Seria sensato ouvir a opinião de João Batista sobre divórcio e novo casamento? Será que nós o procuraríamos a fim de ouvir seus conselhos?
Estamos falando do João Batista que pregava arrependimento em pleno deserto e que saíam ter com ele nada mais do que Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão. Este mesmo João disse para os "religiosos" da sua época - os fariseus e saduceus - que não passaram de raça de víboras. Ele foi o respoinsável por preceder e preparar de Jesus aqui na terra. Mateus 3.
Como diríamos hoje: "O homem não era fraco não!".
Observamos um homem íntegro, honesto, verdadeiro, santo e que em vista de sua santidade e do seu compromisso com a verdade, perdeu literalmente sua cabeça.
Uma outra pergunta para pensamentos a respeito: Quem é Herodes Antipas e Herodias?
Herodes era um imperador romano, tetrarca da Galiléia e Herodias era filha de Aristóbulo, um dos filhos de Herodes, o Grande. Herodias era casada com um meio irmão de Heordes Antipas.
O que tem a ver o santo homem de Deus e estes romanos que viviam em sua devassidão? O homem de Deus ousou denunciar o pecador, mesmo correndo um risco de morte; como de fato morreu por tal ousadia.
Herodias tornou-se perenemente infame, por causa do papel que desempenhou no caso da execução de João Batista. Ela e seu marido, Herodes Felipe. Residiram em Roma. Estando ela hospedada na casa de Herodes Antipas, ela e Antipas se apaixonaram um pelo outro, e acabou persuadindo-a casar-se com ele. É óbvio que para se casar com Herodias, ele presidiu se DIVORCIAR da primeira esposa, uma princesa nabatéia.
João Batista, compromisso com a a verdade a qualquer custo, denunciou publicamente o asamento de Herodias com Antipas. E acabou aprisionado na fortaliza de Maquero. O resultado, todos já sabem.
Aqui temos um ensinamento muito profundo a respeito do desprezo que Deus possui pelo divórcio. Não é por acaso que Ele ODEIA o divórcio!
É comum encontrar pessoas (convém que se diga - no meio evangélico) que oferecem todo tipo de argumentação para sustentar sua posição de se divorciarem dos conjuges. Alegações é que não faltam.
Outros tantos mesmo com certo conhecimento da Palavra já se divorciaram e encontraram fortes argumentações para tornarem tal atitude. (Não estou aqui julgando ninguém, apenas fazendo uma leitura da situação da sociedade moderna. Cada qual dará contas ao Altíssimo).
A Palavra nos adverte que TUDO que foi escrito, para nosso ENSINO é que o foi...
Romanos 15.4.
Em tem de banalização da família, convém observar atentamente a posição de João. Se fossemos julgá-lo como um cristão apenas, ele jamais poderia meter o "bedelho" na vida de herodes e Herodias, mesmo porque eles nem eram judeus e muito menos cristãos.
Fato é que PECADO É PECADO, seja judeu ou não judeu. Hoão ousou denunciar!
Ser´=a que um homem tremendamente usado por Deus, escolhido pelo dedo de Deus para ser o precursor do Mestre em Sua jornada pela terra, se enganaria em denunciar que o divórcio de um conjuge para se casar com outro é errado? Principalmente quando o outro igualmente se divorciarádestuindo DUAS famílias para criar uma terceira que figurará como "família alternativa"?
O apóstolo Paulo NÂO desconsiderou o que João pregou, pois afirmou em 1 COríntios 7. 10-= 11 "Ora, aos casado, ordeno, não eu, mas Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher."
Sei que a dureza de coração é apontada como a principal razão, não somente da maioria dos divórcios, como também, duma boa parte da polêmica que se faz acerca deste assunto, entretanto, que cada qual, principalmente os que talvez pensando a respeito, considerem sobre a postura de João Batista, face ao assunto, antes de tomares suas decisões.
"...Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuír a mulher de teu irmão." - Marcos 6. 18.
Pense nisso
Seja abençoado em nome de Jesus
Abraço: Roberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário