CULTO DE VIDADA DO ANO 2009 PARA 2010
"Comunidade Evangélica Filadélfia"
BISPO CESAR
FOI MUITO LINDO
Deus valoriza muito a devoção do seu povo manifestada na adoração. Adoração e Louvor devem estar entre as nossas mais altas prioridades.
Unção específica para tempo específico
II Samuel 6. 1- 15
2 E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
3 E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
4 E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.
5 E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
6 E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
7 Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
8 E Davi se contristou, porque o SENHOR abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
9 E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?
10 E não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
11 E ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom, e a toda a sua casa.
12 Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
14 E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.
Os detalhes do transporte da Arca até Jerusálem são recordados nesse culto de virada de ano na minha Igreja "Cumunidade Evangélica Filadelfia".
A Arca representa a presença de Deus mesmo. "Nome" aqui representa, portanto, tudo o que Deus mesmo revela ser.
A Arca era o centro do culto da nação e a sua mais sagrada possessão. Êxodo 25 prescreve de que forma esta arca deveria ser transportada.
No V. 6 - 7, imprudência lit. "irreverência". Nem mesmo os sacerdotes tinham permissão para tocar a Arca ou olhar dentro dela, porque era muito sagrada. A ordem de Deus para o transporte da Arca são nos ombros dos sacerdotes, como ordena a lei.
No texto, os que levavam a Arca; veja que Davi achou a forma apropriada de transportar a Arca, ou seja, seria levadas nos ombros dos sacerdotes. A presença de Deus deve ser conduzida por pessoas, não por coisas.
Davi saltava; de tal alegria (lit. "rodopio", "movimento, giratório") acompanhava todas as grandes vitórias. Em qualquer outra situaçãoes, somente as mulheres são mensionadas como dançando, nunca os homens e certamente não o rei. Isso explica em parte o embaraço de Mical (v. 16), embora a sua atitude seja, evidentemente, de desprezo.
A presença de Deus nos culto, é a mais bela obra do Senhor
Tudo Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário