quinta-feira, 8 de julho de 2010

A SOBERANIA DE DEUS E O PERDÃO

cruz
A Soberania de Deus e o Perdão


Com a permissão de Deus, Satanás intenta para que cada um de nós seja vítima de maus tratos, de injúria, de injustiça, de malevolência, de informação falsa, de desigualdade, de ação criminosa e de engano. Ninguém que deseja o melhor de Deus está imune. Satanás arquitetará isso a fim de culparmos a Deus e nos voltarmos contra ele. 

Satanás tenciona fazê-lo para o mal; mas Deus, para o bem; Deus tem destreza e sabedoria para superar a inteligência de Satanás e transformar seus projetos mais diabólicos no mais sublime bem, se e quando nossa reação for correta. 

Essa é uma das mais significativas lições da história de José em Gênesis. Ele reconheceu esse fato e pôde perdoar a seus irmãos (Gn 45.4-8). Suponha que ele tivesse buscado por vingança. Ele teria perdido a oportunidade áurea de ser um elo na corrente de acontecimentos que introduziriam o Messias. 

Toda falta de perdão atua como um bumerangue. Esse tipo de reação causa dano irreparável à pessoa e priva-a de bênçãos indizíveis. 

Quando entendermos que não há segundas causas operando na vida do crente e que o Deus que sustenta “todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hb 1.3) nunca permitirá que seus filhos sejam afligidos com algo que não seja bom; se e quando nossa reação for correta, poderemos perdoar com facilidade todas as ofensas e a todos os ofensores. 

Quando entendermos que até Satanás está sob o controle de Deus e nada pode fazer sem a sua permissão, então declararemos que “o meu futuro está em suas mãos”, e não nas de Satanás. 

Três vezes, na passagem de Gênesis 45.5-8, José declara que a origem de seu cativeiro provém da vontade de Deus. Ele conseguiu ver Deus por detrás de segundas causas. Anos depois, quando seu pai faleceu, em Gênesis 50.20, ele define a situação em termos finais: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”. 

Isso nos deveria provar que nada que alguém possa fazer poderá nos prejudicar quando nossa reação for correta. A reação correta transformará o mal intencionado em bem, não uma vez, mas sempre, em qualquer situação. O ensinamento de Romanos 8.28 se comprovará verdadeiro em todas as circunstâncias quando aprendermos a aceitar que tudo provém de Deus e permitirmos que isso nos ensine dimensões mais profundas do amor ágape. 

Diante disso, como poderíamos ainda manter mágoas contra alguém? O perdão virá espontaneamente quando enxergarmos dessa forma a soberania de Deus em nossas vidas. 

Extraído de “O Mistério da Providência de Deus”, Paul Billheimer, Editora Vida, São Paulo, 2006.
por Paul Billheimer
Postado por Roberto
Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário