quarta-feira, 12 de maio de 2010

A INSATISFAÇÃO HUMANA

 "Genêsis 2. 8-9"

A insatisfação humana

No texto de Gen. 2.8,9 encontramos Deus criando um jardim. E nele fez brotar toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida. Ele fez brotar também uma outra árvore, do conhecimento do bem e do mal, a qual disse ao homem que não comesse. V. 16,17. Ah! Que alegria inúmeras espécies de frutos para experimentar!

Mas espera aí, o que Adão e Eva estão fazendo? Comendo do fruto que o Senhor disse para não comerem? Gen.3.6, mas e toda aquela infinidade de frutos que estão disponíveis à eles, não são suficientes? Para e pensa em todas as frutas que você conhece... E as que você não conhece também estavam lá, frutas exóticas e tudo mais.

Não foi suficiente. Eles queriam experimentar mais. 

Infelizmente o homem não se satisfaz e tampouco sabe esperar pelo que Deus tem a oferecer. Ele quer mais e podemos ver isso em outras situações relatadas na Bíblia. 

Exemplos? Sara não soube esperar pela promessa e deu uma escrava para que Abraão pudesse ter um descendente. O povo não conseguiu esperar Moisés voltar do monte e fez um bezerro de ouro para adorar (algo visível e palpável) sem falar nas murmurações por conta de comida, eles chegaram a dizer que era melhor ter morrido no Egito comendo carne e pão. Sabe todas as vezes que nos queixamos de algo estamos declarando: Deus você não é suficiente para mim. E eu vou muito além de queixas. Todas as vezes que nos prostramos diante de outros deuses para adorá-los ou até mesmo amarramos uma fitinha no braço ou no carro, ou acendemos uma vela para um “santo”, estamos declarando: “Deus você não é o bastante para mim, não é suficiente, eu preciso de algo visível sabe?! E você é invisível, não é mesmo?”.

Quando o apóstolo Paulo ao escrever para os Filipenses  (Fl 4.11-13) declarou que podia passar por tudo pois havia aprendido a se contentar com todas as circunstâncias, ele estava dizendo: “ Deus você é suficiente para mim e tudo que o Senhor me dá é o bastante”, e por favor entenda, eu não estou falando em aceitar certas coisas e se acomodar. Não, eu estou falando em receber com gratidão tudo o que Deus lhe dá, pois o que temos visto é que as pessoas nunca estão satisfeitas, elas nunca têm o suficiente. Será que começou com a Eva? 

Eu consigo imaginar ela se queixando para Deus: “Deus eu não gostei desse modelinho que o Senhor fez pra mim não, ah faltou um pouquinho de cor, ou sei lá um pouco de brilho. 

Quero outra coisa.”. Eu penso que isso é estar muito preso às coisas desse mundo.

Sabe amados, toda vez que eu encontrava um texto na Bíblia que dizia “quem tem ouvidos ouça”, ou “muitos tem ouvidos e não ouvem, tem olhos, mas não vêem”, eu não entendia muito bem. Eu pensava: é alguns são surdos e outros são cegos, mas todos têm olhos e ouvidos e não compreendia. Depois que os meus olhos e ouvidos espirituais foram abertos foi que pude compreender o que Deus estava falando. Eu estava presa ao mundo físico e material, mas nós somos seres espirituais também e precisamos nos mover espiritualmente também. E isso só é possível em Cristo e através D’Ele.

Ele disse que Ele é o pão da vida, Ele é o alimento todo suficiente para nós. Ele é a porta pela qual temos que entrar para termos então os nossos olhos e ouvidos bem abertos. Ele disse que o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. O Pai só encontrará isso em nós quando reconhecermos no Filho toda suficiência. Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Roberto 
Abraço

































Nenhum comentário:

Postar um comentário