A cerca de segurança é uma obra diabólica?
No dia 2/5/04, terroristas palestinos massacraram uma mãe israelense (de 34 anos, grávida) e suas filhas de 11, 9, 7 e 2 anos. |
A mídia internacional tem criticado duramente a construção da cerca de segurança por Israel. Uma das afirmações mais comuns é que se trata de algo tão abominável quanto o Muro de Berlim. Essa comparação, entretanto, é totalmente injusta! Em Berlim o muro não foi construído para barrar a entrada de terroristas procedentes da Alemanha Ocidental mas para impedir a fuga dos cidadãos da Alemanha comunista para o lado livre.
David Hatuel chora diante dos corpos de sua esposa e de suas filhas. |
A cerca de segurança (de cujos 150 quilômetros concluídos apenas 8,5 quilômetros são um muro, ou seja, menos de 6% do total) está sendo edificada para proteger os cidadãos israelenses dos terroristas palestinos, que tinham acesso livre a Israel para cometer seus ataques-suicidas. Desde setembro de 2000 eles causaram a morte de 935 vítimas israelenses. Não sei o que você faria se o seu vizinho estivesse tentando matá-lo. Mas é quase certo que mandaria instalar algum sistema de segurança e uma cerca ao redor de sua propriedade!
Obviamente seria muito mais bonito se não necessitássemos de cercas de segurança. Mas enquanto existirem terroristas palestinos que entram em jardins de infância, em escolas, restaurantes, ônibus e mercados para matar civis inocentes, Israel precisará de uma cerca de segurança.
(Ludwig Schneider, israel heute - http://www.beth-shalom.com.br)
Publicado anteriormente na revista Notícias de Israel, maio de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário