quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DEVE UM GENTIOS CIRCUNCIDAR-SE?

 
DEVE UM GENTIO CIRCUNCIDAR-SE?

Gentio, que não tem nenhuma ascendência judaica, NÃO DEVE circuncidar-se, sob pena de negar a Yeshua (Jesus), a eficácia de Seu sangue e perder sua salvação. Somente judeus naturais e os que, realmente possuem tal ascendência, podem circuncidar-se, se o desejarem, mas, mesmo assim, nunca para fins de salvação.

"Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará." (Gálatas 5:2)

Os gentios convertidos, obedientes à Torah e unidos a Israel por meio do sangue do Messias, já estão circuncidados no coração e são reconhecidos, por sua obediência:

”Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura, a incircuncisão não será reputada como circuncisão?” (Romanos 2:26, 27)

”E, assim, cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um, como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas. É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado, estando incircuncidado? Não se circuncide. A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.” (1 Cor. 7:17-19)

”Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” (Gálatas 6:15)

Na Nova Aliança e no Mashiach todos são israelitas e circuncisos de coração:

“ Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.” (Colossenses 3:11)

"Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.  Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." (Rm 2:28, 29).

Shaul HaShaliach cincuncidou a Timóteo, para evitar conflito com nossos irmãos judeus naturais, mas Timóteo tinha origem judaica de sangue:

"E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego,.. Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego." (Atos 16:1, 3)

Já Tito, que não era judeu, Paulo não quis circuncidá-lo:

Tito estava comigo, mas ele não foi obrigado a circuncidar-se, embora ele não seja judeu. Porém alguns tinham se juntado ao nosso grupo, fazendo de conta que eram irmãos na fé, e queriam circuncidá-lo..." (Gl 2:3, 4 BLH)

Para o judeu natural, de sangue, a circuncisão tem um valor especial no elo com nosso pai Abraão, mas os gentios estabelecem este mesmo elo por meio do sangue de Yeshua, sendo circuncidados no coração.

“Que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio.” (Efésios 2:12-14).

Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus." (Rm 3:1, 2)
Portanto, se você não é judeu de sangue, não se circuncide! Confie na obra de Yeshua! Mas não fique em instituições protestantes, pois estas, infelizmente, mantém muitos vínculos com a religião papal. Una-se aos Israelitas da Nova Aliança convertendo-se ao único D-us de Israel.

Postado por Roberto
Fonte: Ensinamento Israelita da Nova Aliança
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário