ABENÇOAREI OS QUE TE ABENÇOAREM
Publicado em 10/Cheshvan/5766 - 12/11/2005
"Vaavarachah mevarechecha umekalelecha aor vniverechu vecha col mishpechot haaramah." (Bereshit 12:3)
"E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gn 12:3)
Para nós que estivemos tanto tempo afastados da comunidade de Israel, nos parece difícil que o ETERNO tenha escolhido um homem de sobre a terra e dito a ele que seria muito abençoado, próspero, rico e que dele viria o povo escolhido. Povo de dura cerviz, povo obstinado, e no entanto, povo de D-us. Mas vejamos a promessa feita a este justo de sobre a terra.
"Abençoarei os que te abençoarem" só por esta parte do verso, podemos concluir que quem não gosta do povo de D-us, não gosta também de D-us e vice-versa. E quem não abençoa ou não bendiz o povo de D-us, acaba por não ser agraciado e nem abençoado por D-us.
E esta promessa foi feita pelo próprio dono da bênção. Se só deixar de ser abençoado parece algo ruim de se pensar, vejamos “e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” , como fica a situação de quem declaradamente não gosta e nem bendiz ou abençoa o povo de D-us? Claramente D-us diz que é amaldiçoado aquele que maldiz o povo de D-us.
Portanto, temos de ter muito cuidado com aquilo que falamos, para não acontecer de estarmos maldizendo ou deixando de abençoar Israel, a oliveira onde fomos enxertados, de onde provém a nossa seiva, o alimento.
Zaquen Sidinei Paim - Zaken Shelumiel ben Israel Sermos santos ...
Shemah Israel , Hashem Elohenú, Hashem Echad.
Ouve Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um. "Nenhuma coisa abominável comereis." (DT 14:3)
Neste capítulo 14 de Deuteronômio, D-us fez a prescrição do que poderiam ou não comer os filhos de Israel. O ETERNO, que criou todas as coisas, sabe muito bem de que consiste cada obra da sua criação, e entrando o pecado no mundo entrou também a morte.
Com isso o homem passou a se alimentar de carne, o que antes não acontecia, e foi preciso então o Criador fazer separação entre o que é apropriado (casher) do que não é para consumo. Dentre os animais ficaram quase todos os insetos de fora, com excessão de um certo tipo de gafanhoto. Mas e se comêssemos algum que não nos fosse casher?
Com a modernidade da indústria em todas as áreas da atividade humana, muito se desenvolveu e criou meios de produzir alimentos que imitam bem algum sabor, sem no entanto, ter nada a ver com o sabor original. Por exemplo, bala sabor manga não possui nada de manga na sua composição e o gosto não fica longe. Na área de corantes, desenvolveu-se muitos produtos que não afetam a saúde, para dar cor aos alimentos.
Aqui encontramos os “Corante Natural Carmim de Cochonilha” e muitos outros nomes, todos eles derivando de um inseto originário do México, que tem uma coloração “Vermelha muito intensa”. Este inseto é secado e esmagado aos milhões para ser misturado em produtos de coloração vermelha: Wafer e bolachas recheadas, iogurtes, embutidos, além de muitos tipos de alimentos de coloração vermelha.
Assumem outros nomes como “Vermelho 4”, “Vermelho 3”, “Vermelho 40”, “Carmim”, “Cochineal”, “Corante natural carmim de Cochonilha”, “Corante C.I”, “Corante ou Colorizante E120” estes todos devemos evitar por possuir na sua formulação este inseto.
Escapam desta prescrição os corantes artificiais e os produtos coloridos com extratos de beterraba, páprica ou urucum. Cuidado também com alguns produtos de chocolate, principalmente bolacha recheada. Acostume-se a ler os rótulos e evite comer alimentos que não se saiba a composição. Zaken Sidinei Paim - Zaken Shelumiel ben Israel |
Nenhum comentário:
Postar um comentário