quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O VERDADEIRO TESOURO DOS MANUSCRITOS DO MAR MORTO

O Verdadeiro Tesouro dos Manuscritos do Mar Morto

“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices [...] são mais desejáveis do que ouro, [...] em os guardar há grande recompensa [...] Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata” (Salmo 19.7,10-11; Salmo 119.72).
Muhammad estava agitado e inquieto. Sua cabra travessa tinha sumido. Ao vaguear sem rumo longe de seu rebanho e de seus amigos, o beduíno chegou a uma caverna que ficava em posição elevada e dava frente para a costa noroeste do Mar Morto. Por pensar que o animal desgarrado tivesse se perdido dentro da caverna, o beduíno começou a jogar pedras pela entrada da gruta a fim de fazê-lo sair lá de dentro.

Quando ele ouviu o ruído das pedras que batiam em peças de cerâmica, ficou intrigado. Será que lá dentro da caverna poderia haver um tesouro escondido? Com toda a empolgação, ele correu até a entrada da caverna, porém, no interior dela não encontrou ouro, nem prata, apenas jarros grandes e antigos ao longo das paredes, os quais continham rolos de pergaminhos despedaçados. Ele pensou: “pelo menos os pergaminhos de couro vão servir para fazer correias e tiras de sandálias”. 

Lamentavelmente, Muhammad não conseguiu perceber a real importância daquele momento. A teimosia de sua cabra o levara àquela que pode ser considerada, nos tempos modernos, a maior descoberta de manuscritos: uma incalculável reserva entesourada da Palavra escrita – os Manuscritos do Mar Morto.

Beduínos não marcam o tempo como os ocidentais, mas assemelham-se aos seus antepassados; sua concepção de tempo e momento está relacionada com outros acontecimentos. Assim, não se pode datar essa descoberta com precisão. Após uma revisão, a nova data para a descoberta do primeiro rolo de manuscritos é a de 1935 ou 1936. A partir de então até o ano de 1956, muitos outros manuscritos foram achados. 

Acredita-se que esses manuscritos sejam de datas diferentes, as quais variam do século III a.C. até o século I d.C. A maior parte deles foi descoberta em cavernas de formação calcária em Qumran, situadas exatamente a noroeste do Mar Morto. A maioria dos pergaminhos é escrita em hebraico; o restante deles é escrito em aramaico e grego. Foram achados mais de 900 documentos, que correspondem a 350 obras distintas em suas múltiplas cópias. 

Muitos dos escritos bíblicos e extrabíblicos estão representados em pequeníssimos fragmentos. Só em uma caverna foram encontrados 520 textos, na forma de 15 mil fragmentos. Como se pode imaginar, juntar todos esses pedaços de pergaminho na sua respectiva posição para que se faça a tradução tem se constituído numa tarefa gigantesca.
A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto confirma aquilo que as pessoas que crêem na Bíblia sempre souberam, ou seja, que a Bíblia, tal qual a temos na
atualidade, é um texto que passa nos testes de fidedignidade. Na foto: as cavernas de Qumran.

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto confirma aquilo que as pessoas que crêem na Bíblia sempre souberam, ou seja, que a Bíblia, tal qual a temos na atualidade, é um texto que passa nos testes de fidedignidade. Apesar dos ataques contra a Bíblia, a Palavra de Deus permanece para sempre: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (2 Samuel 22.31).

Sempre houve pessoas que questionaram a confiabilidade das Escrituras. Uma vez que o texto foi copiado e re-copiado ao longo dos séculos, os críticos alegam que é impossível saber-se com certeza o que os escritores bíblicos escreveram ou queriam dizer originalmente. Os Manuscritos do Mar Morto invalidam tal hipótese ou suposição no que se refere ao Antigo Testamento. 

Foram achadas entre 223 e 233 cópias das Escrituras Hebraicas, as quais foram comparadas com o texto atual. O único livro do Antigo Testamento que não foi encontrado nessa descoberta é o livro de Ester. É possível que ele esteja oculto numa caverna ainda não identificada de algum lugar isolado.

Antes dessa descoberta, os manuscritos mais antigos das Escrituras Hebraicas datavam do século IX d.C. ao século XI d.C. Tais manuscritos constituem aquele que é chamado de Texto Massorético, termo este originado da palavra hebraica masorah que significa “tradição”. 

Os escribas judeus de Tiberíades, denominados massoretas, procuraram meticulosamente padronizar o texto hebraico e sua pronúncia; a obra que realizaram ainda é considerada uma referência confiável nos dias de hoje. Os manuscritos de Qumran são, no mínimo, mil anos mais antigos que o Texto Massorético. Na realidade, esses manuscritos são até mesmo mais antigos que a Septuaginta, uma tradução grega do Antigo Testamento elaborada no Egito durante o período de 300 a 200 a.C.
Vasos encontrados em Qumran.

Comparações minuciosas têm sido feitas entre o Texto Massorético e os Manuscritos do Mar Morto. Encontraram-se diferenças insignificantes de ortografia e gramática. Os críticos e céticos em relação à Bíblia ficaram surpresos quanto à maneira pela qual o texto daqueles manuscritos se assemelha ao texto atual. 

Eles não encontraram nenhuma objeção evidente às principais doutrinas das Escrituras Sagradas. A parte bíblica da literatura descoberta em Qumran confirma o estilo de expressão verbal e o significado do Antigo Testamento que temos em nossas mãos na atualidade: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João 5.39).

Além das cópias das Escrituras do Antigo Testamento, as cavernas do Mar Morto também nos proporcionaram outras obras escritas. Esses documentos descrevem o estilo de vida e as crenças da misteriosa comunidade que viveu na região de Qumran. Embora não sejam escritos bíblicos, são registros valiosos que possibilitam a compreensão do contexto de vida e da cultura na época do Novo Testamento. 

Infelizmente os estudiosos dão mais atenção a essas obras de menor relevância do que às Escrituras, ainda que os textos bíblicos sejam mais importantes para os problemas da vida, pois o legítimo plano de Deus para a redenção da humanidade só se encontra no texto da Bíblia.

Uma Exatidão Maravilhosa

O grande rolo de Isaías, encontrado quase intacto em Qumran.
O Manuscrito do Livro [i.e., rolo] de Isaías encontrado na caverna 1 da região de Qumran oferece um sensacional exemplo da transmissão exata do texto na tradução. Acredita-se que esse extraordinário manuscrito date de cem anos antes do nascimento de Jesus Cristo. 

Foi um manuscrito semelhante a esse que Jesus utilizou na sinagoga da aldeia de Nazaré, quando leu a seguinte passagem das Escrituras: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres” (Lucas 4.18; Isaías 61.1). 

Ele continuou a leitura até determinado ponto. Em seguida, devolveu o livro [i.e., rolo] ao assistente da sinagoga e se sentou. Enquanto todos tinham os olhos fitos em Jesus, Ele declarou que aquela porção das Escrituras acabara de se cumprir diante dos ouvintes. Dessa forma, Jesus afirmou claramente ser Ele mesmo o Messias de Deus, vindo ao mundo para conceder a salvação a todo aquele que O receber.

A mesma passagem bíblica traduzida diretamente a partir do Manuscrito do Livro de Isaías descoberto em Qumran (o qual é cerca de mil anos mais antigo do que o manuscrito hebraico [i.e., o Texto Massorético] no qual se basearam as outras traduções), é praticamente idêntica: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque YHVHYahveh ou Javé] me ungiu para pregar as boas novas aos quebrantados”. A integridade da reivindicação de Cristo, conforme está escrita em nossas Bíblias, se confirma. [N. do T., o tetragrama sagrado em hebraico que se refere ao nome supremo de Deus: 

É fascinante que os manuscritos achados com mais freqüência em Qumran, sejam completos, sejam na forma de pequenos fragmentos, referem-se aos mesmos livros da Bíblia geralmente citados no Novo Testamento: Deuteronômio, Isaías e Salmos. Tal fato desperta um interesse ainda maior à luz das próprias palavras de Jesus concernentes às Escrituras Hebraicas:

“A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lucas 24.44).

Muitos outros exemplos poderiam ser citados. O fato principal acerca da Bíblia e desses rolos de manuscritos resume-se naquilo que um grande expositor das Escrituras, o inglês G. Campbell Morgan (1863-1945), certa feita compartilhou: “Não existe vida nas Escrituras em si mesmas, porém, se seguirmos a direção para onde as Escrituras nos levam, elas nos conduzirão até Ele e assim encontraremos a vida, não nas Escrituras, mas nEle através delas”.[1]

“Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is 40.8).

Infindáveis argumentações e debates têm surgido acerca desses manuscritos. Contudo, os crentes em Cristo podem estar certos de que tais manuscritos bíblicos antigos ratificam, apóiam e dão credibilidade à Bíblia que temos nos dias de hoje. A Palavra de Deus continua a ser a única fonte legítima da fé e da doutrina para todo aquele que busca recompensa eterna.

“São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa” (Salmo 19.10-11).

Sendo assim, pobre Muhammad! Ele tinha esperança de encontrar os tesouros deste mundo, mas achou apenas pergaminhos despedaçados que só prestavam para fazer correias de sandálias! Lamentavelmente o lucro deste mundo é uma prioridade que absorve a pessoa completamente. 

O mundo considera as Escrituras Sagradas como algo sem valor; ou com alguma utilidade, de vez em quando, para serem citadas como “palavras da boca pra fora”, mas nunca para serem aceitas pela fé e praticadas. Todavia, nós, os salvos em Cristo, temos um conhecimento mais apurado. Temos conhecimento suficiente para não desprezar o tesouro verdadeiro e incalculável que só pode ser descoberto quando se faz uma escavação no solo da Palavra de Deus:

“E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus” (Provérbios 2.3-5). 

(Peter Colón - Israel My Glory - http://www.beth-shalom.com.br)

A Mais Antiga das Antigüidades

A cópia mais antiga das Escrituras do Antigo Testamento conhecida até o dia de hoje foi descoberta em 1979. São dois minúsculos rolos de manuscritos feitos de prata, que eram usados como talismãs e foram descobertos dentro de um túmulo em Jerusalém. O texto de sua inscrição foi cunhado em hebraico antigo. O manuscrito, surpreendentemente, continha uma citação da benção sacerdotal registrada em Números 6.24-26:
“O Senhor te abençoe e te guarde;o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz”.
A inscrição data do século VII a.C., por volta da época do templo de Salomão e do profeta Jeremias. Portanto, esses versículos, provenientes do quarto livro da Torah [i.e., do Pentateuco], são cerca de 400 anos mais antigos do que os Manuscritos do Mar Morto.

Nota:

  1. Citado na obra de Leon Morris, The Gospel According to John, Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1971, p. 331, nota 116.
Publicado anteriormente na revista Notícias de Israel, julho de 2007.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

NATAL EM 25 DE DEZENBRO?


Natal em 25 de dezembro?

O clima prova: Yeshua não nasceu em Dezembro

E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriam os dias em que ela havia de dar a luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.” Lc 2:6-8

Quando o Mashiach nasceu, os pastores estavam no campo, durante as vigílias da noite, e guardavam os rebanhos pelos quis eram responsáveis.

Como seria o clima, em Dezembro, lá no Orienta Médio?

Nesta época inicia-se a estação das chuvas, a considerada estação de inverno, fazendo muito frio. Por isso, os pastores tinham seus rebanhos recolhidos e abrigados, e não nos campos.

Entre os pastores se costumava enviar as ovelhas aos desertos, por ocasião da páscoa, e recolhê-las no começo das primeiras chuvas...”  

As primeiras chuvas começavam em princípios do mês de Marchesvan, que corresponde as partes de nosso Outubro e Novembro, ... por conseguinte, o Mashiach  não nasceu em 25 de dezembro, “  quando não haviam rebanhos no campo.” (Comentário de Adam Clarke, vol3, pág 111)

Durante os tempos que os rebanhos permaneciam fora, os pastores velaram por eles dia e noite, todavia a primeira chuva caia em meados de Hesvan, que corresponde a princípios de Novembro. As ovelhas permanecem fora nos campos de Israel, todo o tempo do verão,e em conseqüência, os pastores ali receberam as novas do anjo, o que mostra que Yeshua não nasceu em 25 de dezembro, porque para este tempo já não havia pastores e ovelhas nos campos de Belém...” (Talmudits inLighfootsd –inglês)

-         Que mês do calendário hebraico corresponde ao nosso Dezembro?

“Aconteceu, pois, no ano quarto do rei Dario, que a palavra do SENHOR veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, em quisleu.” Zc 7:1

-         A Bíblia confirma que havia chuvas neste mês?

“Então todos os homens de Judá e Benjamim, em três dias, se ajuntaram em Jerusalém; era o nono mês, no dia vinte  do mês; e todo o povo se assentou na praça da Casa de D-us, tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas.” Esdras 10:9

-         A Bíblia confirma que fazia frio neste mês?


Estava, então, o rei assentado na casa de inverno, pelo nono mês; e estava diante dele um braseiro aceso.” Jr 36:22
  
Recenseamento no mês das chuvas?

Nos dias do nascimento de Yeshua, César Augusto convocou, por decreto, a todos do império para que fossem recensear-se:

Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria.
Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.”  Lc 2;1-5

César Augusto pretenderia realizar um recenseamento com um clima inadequado para a ocasião?

Fatores a considerar:

-         Belém está a 140 km de Nazaré;
-         Belém está aproximadamente a 250 metros acima de Nazaré;
-         As precárias condições das estradas;
-         Os meios de transporte disponíveis: camelo ou burrico;

Como um governador marcaria uma contagem para uma época assim?

O que os pastores estariam fazendo com seus rebanhos no campo num tempo de chuvas e frio?

No mapa pode-se observar a cidade de Nazaré ao norte na Galiléia. Ao sul, na Judéia, próximo de Jerusalém, está Belém, a cidade do nascimento de Yeshua. Estas cidades estão distantes 140 km entre si e num desnível de mais de 250 metros.

Na manjedoura com Yeshua


A tradição diz que na manjedoura estiveram os pastores, os reis magos e os animais. O que mostra a Bíblia?

E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
            Ora havia, naquela mesma comarca, pastores que estava no campo e guardavam durantes as vigílias da noite o seu rebanho.
            E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
            E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador que é o Cristo, o Senhor;
            E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.
            E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a D-us e dizendo: Glória a D-us nas alturas, paz na terra. Boa vontade para com os homens ! E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para céus, disseram as pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. Lc 2:6-16

O texto mostra-nos com clareza, que os pastores que estavam no campo, no dia do nascimento do Senhor Yeshua, foram visitá-lo na manjedoura, encontrando lá, José e Maria juntamente com seu filho Yeshua. Então, onde estavam os magos? Aliás, eles eram reis ou magos?

Sobre os magos...

E, tendo nascido Yeshua em Belém da Judéia, no tempo do Réu Herodes, eis que uns magos vieram do Orienta a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido reis dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adora-lo.”  Mt 2:1,2

A Brit Chadashah não declara quantos eram, nem que eram reis. Chamaríamos de fábulas, especulação e ainda acréscimo. Sabe-se que eram sábios, estudiosos das profecias e de astronomia.

Herodes procura matar o menino


A partir do momento em que viram a estrela no oriente, os magos partiram para encontrar o rei Yeshua.
Em Jerusalém houve grande perturbação. Herodes e as autoridades religiosas juntaram-se para descobrir onde e quando haveria de nascer o Mashiach:

E o rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e toda a Jerusalém com ele.”
E congregado todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
Então, Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando, o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.”  Mt 2:3-8

-         Onde os magos encontraram o menino?

“E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Orienta ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
E, vendo eles a estrela, alegraram-se, muito com grande júbilo. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra.” Mt 2:9-11

Os magos encontraram o menino em casa. Na manjedoura estiveram somente os pastores e não os magos!

A idade de Yeshua

Quando os magos encontraram Yeshua seria Ele um recém-nascido?

“Então, Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.” Mt 2:16

Baseado na informação dos magos, Herodes agiu. Mandou  matar os meninos de dois anos para baixo, procurando neste contingente atingir o menino Yeshua. Portanto quando os magos encontraram Yeshua, em casa, Ele estava perto da idade de dois anos. Como se pode ver, não se tratava mais de um recém nascido. E o que comumente se observa hoje?

Presentes para Yeshua

Era costume ao se visitar um rei levar algum presente. Por ser rei o Senhor foi presenteado, porém a Bíblia não menciona que houve troca de presentes.

E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e muitíssimas especiarias, e pedras preciosas; nunca veio especiaria em tanta abundância como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.. E o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto lhe pediu o seu desejo, alem do que lhe deu, segundo a generosidade do rei Salomão; então, voltou e partir para a sua terra, ela e os seus servos.”  IReis 10:10,13

E sendo rei, o Senhor recebera os presentes destes estudiosos de astronomia.


25 de dezembro ?

É o nascimento do deus-sol-invicto dos pagãos:

Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel, fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? E eles dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra. E disse-me: Tornarás a ver ainda maiores abominações do que as que estes fazem.
E levou-me à entrada da porta da Casa do SENHOR, que está da banda do norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz. E disse-me: Viste, filho do homem? Verás ainda abominações maiores do que estas.
E levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente. Ez 8:12-16

O nascimento de Yeshua, em 25 de dezembro, acaba por fazer com que se dê honra ao deus-sol.
A solenidade do natal foi instituída para substituir as festas pagãs do sol invicto, no solstício de inverno (..) A igreja do oriente sempre celebrou o nascimento de Yeshua no dia 6 de janeiro, na festa da Epifania. No Ocidente sempre foi o dia 25 de dezembro.”        ( Informativo da Diocese de Marília-SP – Ano I – nr 4 – Dezembro/98 Editor: Vanderley Sampaio – http:// www.sampaio.jor.br/nomeiodenos/edic04/04forma.htm )

Os cristão se deslumbraram diante das festas pagãs do deus-sol, celebrados no solstício de inverno, o dia mais curto do ano (21 ou 22 de dezembro, no hemisfério norte). A partir de então, passaram a proclamar, o natal de Jesus no dia 25 de dezembro.
Eles se deram conta de que o Sol vem para dissipar as trevas do coração humano, arrebatar dos túmulos os que jazem na morte e inaugurar uma nova criação repleta de vida, alegria, realização e dignidade, é Jesus.” ( Pe. Carlos James dos Santos, SJ, membro do CCB. http://www.ccbnet.org.br/companhia/comp003mat001.htm )

Em que mês Yeshua nasceu ?

 

Siga os passos acompanhando o calendário que divide o ano em 24 quinzenas.



1 Nascimento de João Batista:

a)      Zacarias era sacerdote da ordem de Abias:

“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome dela era Isabel.” Lc 1:5

b)      Davi divide o ano sagrado dos hebreus em 24 turnos ou quinzenas, definindo assim a ordem de cada turma para prestar os serviços do santuário.

E Davi os repartiu, como também a Zadoque, dos filhos de Eleazar; e a Aimeleque, dos filhos de Itamar; segundo o seu ofício no seu ministério.
E os repartiram por sortes, uns com os outros; porque houve maiorais do santuário e maiorais da Casa de D-us, assim dentre os filhos de Eleazar; como dentre os filhos de Itamar.
E saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda, a Jedaias; a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias; a vigésima terceira, a Delaías; a vigésima a quarta a Maazias.” I Cr 24:3,5,7,18

Observe aqui que, a oitava quinzena, dentro do ano sagrado, cabia ao turno de Abias. Esta estava dentro do mês de Tamuz. Neta quinzena, Zacarias, o pai de João Batista, deveria prestar os serviços.

c)      Zacarias cumpria os serviços no tempo de acordo com sua ordem e, é avisao pelo anjo, que Isabel, sua esposa, ficaria grávida.

Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome ela era Isabel.
E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de D-us, na ordem da sua turma.
Então, um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhes porás o nome de João.”  Lc 1:5,8,11-13

d)      Zacarias voltou para casa, após o término dos serviços e sua esposa concebeu:

“Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:” Lc 1:23

e)      Nascimento de João Batista em fins de Nisã ou Abib

Nascimento do Senhor Yeshua


-         Maria recebeu o aviso de sua gravidez pelo anjo Gabriel. Nesta ocasião, sua prima, Isabel, estava no sexto mês de gestação:
No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de D-us, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de D-us.
Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Yeshua. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; D-us, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinando não terá fim.
Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês, para aquela que diziam ser estéril.”  Lc 1:26,27,30-34,36

-         Maria fica com Isabel os últimos três meses da gravidez de sua prima.

Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre: então, Isabel ficou possuída pelo Espírito Santo.
E exclamou em alta voz: Bendita é tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!
E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.
A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz,e teve um filho.
Ouviram os seus vizinho e parentes que o Senhora usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.
Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai Zacarias.” Lc 1:39-43, 56-59

Cumprem-se os dias para nascer o Senhor Yeshua


Seis meses depois do nascimento de João Batista, em Etanim, que é Outubro pelo calendário atual, nasceu Yeshua. Observe no mapa

Postado por Roberto
Fonte: Israelita da Nova Aliança
Roberto
 
 

FALSOS PROFETAS, AVENTUREIROS




FALSOS PROFETAS, AVENTUREIROS

Moisés, um profeta especial

Números 12:6-9  Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. 7  Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. 8  Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? 9  E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se.
Deuteronômio 34:10  Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face,

Identificando um profeta


Deuteronômio 13:1-5  Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, 2  e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, 3  não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. 4  Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis. 5  Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.
Deuteronômio 18:20  Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto.

Deuteronômio 18:22  Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.

Como morto, na Nova Aliança? Considerado como gentio e publicano: Mateus 18:17  E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Falando do Profeta Yeshua


Deuteronômio 18:15  O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás,
Deuteronômio 18:18  Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

Yeshua e os verdadeiros, foram aprovados


Atos 2:22  Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;
2 Timóteo 2:15  Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Apocalipse 2:2  Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
Os diáconos: 1 Timóteo 3:10  E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

Os Zakenim: 1 Timóteo 3:1  Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2  Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3  não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4  que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5  (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6  não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7  Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.

Tito 1:7  Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;

Segurança: Dirigidos por um Conselho


Provérbios 11:14  Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança.
Provérbios 15:22  Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão.
Provérbios 24:6  Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.
Atos 15:22  Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos.
Atos 15:28  Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Atos 15:25  pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo,

Blasfemias


Você conhece a pessoa que recebe em sua casa ou que convida a lhe ensinar?
Que fazer com quem vai atrás de aventureiros? Não confiam no ministério
Blasfemadores: Milênio no Céu, trindade, etc

Marcos 3:28  Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. 29  Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas {Gr. mas é réu de um eterno pecado} será réu do eterno juízo. 30  (Porque diziam: Tem espírito imundo.)

Levítico 24:16  E aquele que blasfemar o nome do SENHOR certamente morrerá; toda a congregação certamente o apedrejará; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto.
Salmos 74:18  Lembra-te disto: que o inimigo afrontou ao SENHOR, e que um povo louco blasfemou o teu nome.

Tradução: Atos 9:36  E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que, traduzido, se diz Dorcas. {que é gazela} Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
Apocalipse 9:11  e tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom.
Jesus é transliteração – Septuaginta – Versão do 70

Cuidado com os aventureiros e falsos profetas


2 Pedro 2:1  E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, {ou instrutores} que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

1 João 4:1  Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

Marcos 13:6  porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
Lucas 21:8  Disse, então, ele: Vede que não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo; não vades, portanto, após eles.

Mateus 7:15  Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Marcos 13:22  Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.

2 Coríntios 11:13-15  Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15  Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

2 Timóteo 3:13  Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

Os aventureiros: Que garantia oferecem a seus seguidores?


Atos 5:35-39  e disse-lhes: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens. 36  Porque, antes destes dias, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. 37  Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. 38  E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, 39  mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.

 Colossenses 2:8, 18, 19  Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; 18  Ninguém vos domine {ou prive da vossa recompensa} a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, 19  e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. 

Gálatas 1:6, 7  Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7  o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

Qual é mais falsa? Usar nota de 10,00


Mais tópicos para abordagem:

Falsos rabinos: oferecendo palestras, professores de hebraico, etc...armadilhas
Dois deuses: YVVH gadol e catan
Negando ao nome transliterado de Yeshua (Sus cavalo) – blasfemadores – seria mestres em Israel?
Ver Bíblia Hebraica texto Josué 8:17

Preciso congregar semanalmente – Se não temos congregação no local – A presença nas festas – Nos congressos
Chamados de Yeshua:  Josué, filho de Nun: Dt 34:9 Ne 8:17
Josué Filho de Josadaque: Ag 1:12 Zc 6:11 com Esdras 3:2

Postado Por Roberto
Fonte: Israelita da Noa Aliança
Roberto